
terça-feira, 13 de novembro de 2007
terça-feira, 6 de novembro de 2007
CURSO BOMBEIROS ESPECIAIS
O curso aconteceu na sede do Corpo de Bombeiros e também no CPP (Casa do Professor). Na sede dos Bombeiros, os alunos tiveram noções de segurança no lar e salvamento em altura, já na casa do Professor tiveram instruções de Salvamento Aquático. O objetivo do curso, segundo o cabo Caiares, visa a segurança no lar, segurança em salvamento aquático e em altura, sendo estes com experiências praticas para melhor entendimento dos nossos bombeiros especiais. O curso contou com o comando do cabo Fabio Caiares Fernandes o qual envolveu todo o efetivo, proporcionando momentos de grande aprendizado aos nossos alunos especiais, tendo também a colaboração das professoras Elurdiane, Karla e Silvia.
No dia 11 de Outubro aconteceu a solenidade de Formatura dos mesmos com entrega dos certificados, neste dia contamos com a presença do Presidente da entidade Sr. Marco André, da gestora da Educação Marta Rosica, do Tenente Márcio de Lima Reno, Cabo Fabio Caiares Fernandes e alguns membros da corporação. Estamos aguardando para o próximo ano mais um curso votado para as nossas alunas.
Todo grande trabalho realizado em nossa entidade só é possível quando, podemos contar com grandes parcerias. Agradecemos em especial a Serraria Jaquirana em Buri por ter patrocinado o curso dos nossos Bombeiros Especiais.
20 de setembro de 2007.
APAE comemora sucesso na II Semana do Excepcional
A abertura do evento foi realizada dia 21 de agosto, às 16h, na APAE Itapeva, contando com: a presença e pronunciamento do Presidente da Entidade Marco André D´Oliveira e do vereador e Presidente da Câmara Municipal de Itapeva, Dr. Ulysses Mário Tassinari, culto ecumênico celebrado pelo padre Marcos da Catedral Santana e Pastor Daniel Cadena de Freitas da Igreja Comunidade Pró Família e, por fim, encenação artística de dança da Professora Márcia Painado da APAE com a aluna Solange, e em seguida houve apresentação do coral da APAE com as professoras Sandra e Cristiane juntamente com os alunos.
Também prestigiaram o evento: José Virgílio Rodrigues Portilho, membro do Conselho Fiscal da APAE Itapeva; Dalva Maciel Nogueira Vieira, Supervisora de Ensino Estadual, acompanhada por Maria da Graça, Assistente de Trabalho Pedagógico (ATP) do Estado; Mariliza Valcazara Zacharias, Secretária Municipal da Promoção Social acompanhada por Dulcilaine L. Martins da Silva Oliveira; Dirce Maria Pastoreli de Barros acompanhada por Alcinete Augusta Camoci Martins, Supervisoras de Ensino representantes da E.M. Prof. Rubens Fernando de Almeida e E.M. Prof. Nilton Moura Müzel, respectivamente. Contamos também com a presença de um representante do Jornal Ita News e do Professor Lamare.
Durante a semana, a APAE Itapeva ofereceu cursos para profissionais e estudantes das áreas da saúde, educação e para pais. Além disso, foram organizadas integrações entre alunos da APAE e alunos da rede pública E.E. Jeminiano David Müzel, E.M. Prof. Rubens Fernando de Almeida e E.M. Prof. Nilton Moura Müzel, recebemos também, alunos da Faculdade de Ciências Sociais e Agrárias de Itapeva FAIT e do Centro de Convivência Infantil CCI. No dia 27 de agosto promovemos o “Mexa-se com a APAE” realização de exercícios físicos junto aos alunos da APAE com acompanhamento especializado, aberto ao público, na Praça do Tiro de Guerra em frente à Santa Casa.
Na área Educação, os temas abordados no curso teórico foram: Autismo Infantil reflexões sobre o processo educacional e terapêutico (Doutoranda Maria Fernanda Bagarollo), Distúrbios da percepção e Atenção (Doutoranda Nathalia Fuga), O brincar terapêutico: uma visão pedagógica (Marta Ap. Rosica), A interlocução entre o terapêutico e o pedagógico (Esp. Regina Titotto Castanharo), na E.M. Dom Silvio Maria Dário.
Na área da Saúde foi oferecido o curso teórico-prático: O tratamento da criança com paralisia com base no modelo neuroevolutivo: uma abordagem funcional (Msc Renato Nickel- professor efetivo da Universidade federal do Paraná), na Faculdade FAIT.
Para a Gestora da saúde, Liliane R. S. Moraes, a semana atingiu os objetivos esperados, o número de inscritos nos cursos superaram as expectativas. “O importante para nós é trazermos nesta data de divulgação da semana do excepcional capacitação para todos que direta e indiretamente estão em contato com estas pessoas que necessitam de uma atenção maior. Dessa forma, estamos contribuindo para uma vida com mais qualidade e prevenção de fatores que estabelecem lesões patológicas”.
Além dessa participação efetiva das nossas autoridades e sociedade, recebemos o apoio das redes de comunicação local rádio, jornal e televisão, que fizeram a cobertura do evento. O trabalho provocou fortes emoções e aprovação dos presentes.
A repercussão do evento foi muito positiva, agradecemos a todos pela presença e contribuição e esperamos que este trabalho seja contínuo nos próximos anos.
PROJETO CRIANDO ASAS

Priorizamos a introdução de atendimentos específicos, efetuando estimulações essenciais no período no período adequado de suas vidas, de forma a envolver a criança, a família, a comunidade e a Instituição como viabilizadora deste processo.
Estas crianças são atendidas pelo Projeto, contando com a Rede Pública de Saúde e Educação no que se refere às suas competências, ou seja, atendimentos básicos e/ou especializados de consultas, exames etc, assim como inserção no ensino infantil e regular onde, à partir dos 06 anos, as crianças deverão ser avaliadas tecnicamente pelos profissionais da Instituição e devidamente encaminhadas conforme potencial individual, à Rede Pública de Ensino ou ao Ensino Especial(APAE).
É de suma importância o convívio social para que a criança e seus familiares se sociabilizem e novos estímulos e obstáculos sejam vencidos, assim como a necessidade de que o meio seja adequado à esta clientela.
O SETOR DA PSICOLOGIA
O Setor da Psicologia vem atuando, no Projeto Criando Asas, focado principalmente no âmbito familiar, de forma a escutar, orientar e amparar estes no relacionamento com nossas crianças portadoras de necessidades especiais. Este trabalho acontece em grupos terapêuticos e, quando necessário, em atendimentos individuais.
Com as crianças, o atendimento pode ocorrer tanto individualmente como em grupos que são realizados no Berçário(0 a 3 anos) e Sala de Atividades(3 a 6 anos), sendo levado em conta o critério das necessidades específicas de cada uma.
O trabalho com os familiares vem apresentando ótimos resultados. Tabus vêm sendo derrubados dentro do próprio grupo e vencidos dentro de seus lares. Com isso, melhoramos a qualidade de vida das crianças atendidas em todos os âmbitos (psicológico, social e físico) .
Familiares atendidos e devidamente orientados se sentem melhores resolvidos e seguros em como lidar, amar e acolher seus filhos em suas necessidades, assim como identificar, desenvolver e estimular suas capacidades.
Carla Cristina Padovan Vidotti
Psicóloga - CRP 06/45709